sexta-feira, 13 de junho de 2014

Tarefa do Recesso

Olá queridos PIBIDERS,

Aqui vão algumas orientações sobre as atividades do PIBID no recesso, para toda a equipe, dos 4 colégios!

Tanto minha equipe quanto a de Didiê receberam materiais para estudarem sobre Reading, certo? A ideia é que possamos discutir nossa compreensão sobre Reading no blog.

Vocês deverão ler todo o material que receberam sobre este tópico. Eu disse todo! (aí vai uma alteração para minha equipe, que inicialmente iria ler apenas algumas partes do material, então: PIBIDERS da Taisa, leiam todo o capítulo que receberam sobre Reading).

Então, no dia 09 de julho, quarta-feira, eu irei fazer uma postagem em nosso blog http://pibiderspb.blogspot.com.br/ para iniciar uma discussão sobre o tema "Reading".

Todos os participantes do projeto deverão entrar no blog e:
- postar um comentário respondendo a proposta de atividade que eu irei apresentar (em geral, perguntas para discussão sobre o tema estudado);
- postar um comentário como "reação" à postagem de algum colega.
Ou seja, sua participação nesta tarefa é composta por duas interações: 1) comentário à tarefa proposta por mim; 2) comentário como reação à resposta de algum colega.
- a participação nesta atividade deve ser feita entre os dias 9 e 13 de julho. Isto é, quem não fizer as postagens nesse período, estará com pendência de atividades.

Para tanto, estou enviando um convite por email para todos os membros do projeto, para que participem do blog. Portanto, fiquem atentos aos seus emails e aceitem o convite,  apenas assim todos conseguirão interagir pelo blog. Assim todos nós precisamos fazer o login no blog, para ser um seguidor e conseguir interagir nesta página. Certo? Caso não recebam o convite, me avisem por email!

2 comentários:

  1. Didiê

    Primeiramente, parabéns a todos pela leitura dos textos de Ur e Brown sobre compreensão textual, ou 'reading comprehension'. Pude perceber que tais leituras provocaram reflexões importantes sobre questões como: o papel da leitura, os modos de leitura, as estratégias de leitura entre outras. De forma bastante rápida, apresento-lhes minhas percepções sobre essas questões.
    Papel da leitura: essencial para uma sociedade moderna, essencial para o desenvolvimento cognitivo, intelectuale social do estudante. Dessa forma, o ensino de leitura deve ser constante nas aulas de língua inglesa.

    Modos de leitura: Bottom up (foca na micro estrutura textual: vocabulário, morfologia, sintaxe e coesão, portanto fica ao nível da palavra e da oração); Top -down (foca na macro estrutura textual: conceitos, objetivo e organização do texto, portanto ao nível do discurso); Interativo: os modelos Bottom up e Top down são usados de forma articulada para a compreensão do texto. Considerando as diferenças individuais dos alunos, o modo interativo é o mais adequado.

    Estratégias de leitura: podem ser definidas como técnicas conscientes ou inconscientes usadas pelo leitor quando monitora o seu processo de leitura. Algumas estratégias bastante utilizadas, muitas vezes sem percepção pelos leitores são:
    Predicting: o leitor imagina/prevê o conteúdo temático ou principais informações a partir da leitura de título, subtítulos, palavras;
    Skimming a partir do predicting, o leitor procura entender o conteúdo do texto;
    Scanning: o leitor procura uma informação específica, podendo se valer de nomes, números, datas, palavras cognatas);
    Guessing: o leitor tenta adivinhar o significado de palavras/expressões a partir do co-texto(palavras que estão no entorno da palavra desconhecida) e do contexto (conteúdo ou contexto social);
    Inferincing: o leitor procura inferir o significado de palavras, expressões e conceitos a partir de seu conhecimento de mundo;
    Nominal groups: o leitor precisa entender adequadamente as inversões de substantivos e adjetivos e a formação de grupos nominais;
    Cohesive devices: o leitor identifica palavras que conectam ideias como pronomes, substantivos, conjunções;
    Main ideas identification: o leitor identifica as principais ideias do texto a partir da leitura atenta de parágrafos ou grupo de parágrafos;
    Summarizing: o leitor tenta ter uma ideia geral do texto, pula informações menores, exemplos, detalhes, junta as informações importantes do texto e as organiza de forma lógica. a partir da organização das ideias/informações, o estudante escreve um texto resumo.

    Caros 'Pibiders' do meu grupo ou do grupo da prof. Taísa (se quiserem), após terem lido, sistematizado e socializado o conhecimento sobre Leitura, convido-os a um desafio de ordem prática, ou seja: desenvolver uma atividade de compreensão textual.
    Para tal selecionar um texto autêntico (de preferência curto em Inglês, pode ser oral ou escrito) e desenvolver vários e diferentes exercícios de compreensão leitora do texto selecionado utilizando as estratégias de leitura aprendidas.
    A atividade será socializada em nosso primeiro encontro do segundo semestre.












    ResponderExcluir

Comente sobre nossas atividades.
Mas lembre-se, cuidado com seu discurso.
Agradecemos sua visita!