terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Dear friends

Hope everybody is fine and ready to return to our enjoyments here at UTFPR. Also hoping you are reading academic texts and planning to improve your own researches this year. 

Recently I have sent you an article about the use of literary texts for teaching English: “A imbricada relação entre língua e literatura: o texto literário na sala de aula de língua estrangeira”… I suppose you have already read it…

Very well! As you should know, that subject is kind of controversial, since there are people who agree on the issue and others who do not. By verifying the tone in which the authors wrote the text, one may suppose that they really defend the use of those texts for teaching English.

One of the questions I would ask is exactly this: Would you defend that practice or rebel against it? Why or why not? 

Other questions would be:

- This text explores the activity of teachers during the process of teaching English through literary texts, and tries to grasp something about what are the students’ responses about it. What are the results of their research?
- How would you explain Ferradas’s words on page 269?
- What are the arguments in favor of teaching language through literature? In other words, according to the authors, what are the positive points about literature and teaching?
- If you were supposed to write an article about the intricate relation between literature and English teaching, what would you write about? Explain in details.

We are looking forward to hearing from you… choose one or two of these questions to discuss argumentatively. By the way, why not to formulate other questions to your classmates?

(You can answer in Portuguese or in English)

May the world go well!!
Take care!!

18 comentários:

  1. What are the arguments in favor of teaching language through literature? In other words, according to the authors, what are the positive points about literature and teaching? (Quais são os argumentos a favor de ensinar a língua por meio da literatura? Em outras palavras, de acordo com os autores, quais são os pontos positivos sobre literatura e ensino?)
    Os textos literários, com a mediação dos professores, são formadores de alunos de opiniões fortes e cidadãos críticos, abordando temas variados. Também pode-se ser trabalhado a estilística do texto literário, construindo assim sentidos por meio desta linguagem.
    Os pontos positivos dos textos literários segundo os autores citados são diversos, e entre eles esta a sua riqueza de conteúdo, que aborda informações sobre vários aspectos, a relação entre presente e passado, a possibilidade do aluno poder expressar sua opinião sobre a obra trabalhada, estimulando o mesmo a falar na língua estrangeira. Outro ponto positivo é que utilizando o texto literário, os alunos e o professor saem da rotina do livro didático, e ainda consegue-se explorar as quatro habilidades da língua (falar, escrever, ler e entender).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao interagir com o texto, podemos explorar as quatro práticas discursivas: a leitura, a oralidade, a escrita e a compreensão auditiva, haja vista que, em situações reais de comunicação, elas não se manifestam isoladamente, pelo contrário, são influenciadas umas pelas outras. Daí a necessidade de se apresentar ao aluno textos de diferentes gêneros textuais para que ele perceba as diferenças estruturais explorando sua opinião e motivando a falar na LEM.

      Excluir
  2. A respeito das discussões e questionamentos apresentados, inicio com as palavras de Lima e Lago(2013) onde apresentam que o uso da literatura na sala de aula de língua inglesa pode ser bastante eficaz, pois permite ao professor explorar as quatro habilidades básicas da língua (falar, escrever, ler e entender) dentro do universo da literatura. Além dessa realidade proporcionada pela utilização de textos literários, conforme destacou Sivasubramaniam (2004) é possível e necessária a abordagem para além das dimensões apenas da linguagem quanto ciência (gramática, linguística, fonologia, etc.), mas discutindo e abordando a dimensão social que o texto propõe.
    Ao longo do artigo nota-se a discussão à cerca do uso de textos originais, isso sem sombra de dúvidas torna-se o ponto primordial para que a abordagem comtemple as dimensões apresentadas por Sivasubramaniam, em que o aluno não aprende apenas para aprender, mas para sua formação e evolução enquanto ser social. Neste contexto Brumfit e Carter defendem que:
    [...] o texto literário é um texto autêntico, de língua real e contextualizada. Que oferece espaço para discussão do conteúdo (o que pode ser, se bem selecionado, motivador para o aprendiz) e ao mesmo tempo, para a investigação da linguagem - uma relação estreita entre “o que é dito” com “o como é dito”. O texto literário provê exemplos de linguagem tomados de uso real, que podem ser utilizadas em contextos ativos na interação e no trabalho de significação com e da linguagem. O uso da literatura constitui-se em genuína oportunidade para trabalhos em grupo e/ou para que se possa explorar o potencial individual de cada estudante (Brumfit e Carter, 2000, p. 15).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renan, é interessante notar a recepção que cada aluno terá do texto literário e como eles serão atingidos por ele. É nesse momento que o bom senso do professor e seu conhecimento de turma o guiará para a escolha de um texto que esteja de acordo com o nível linguístico da turma. Relatos dos professores de Inglês, Francês e Espanhol no texto de Lima e Lago (2013), demonstram essa preocupação e diferentes perspectivas, enquanto o de Espanhol prefere o romance, o de Francês prefere o conto, mas o que predomina, de fato, é o gênero narrativo. Já tive oportunidades, enquanto Pibider e professor titular, de trabalhar contos em Inglês, e a recepção de cada aluno é única. Posso afirmar que o trabalho com textos literários nas aulas de Língua Inglesa dá um ânimo novo à turma.

      Excluir
  3. Os autores apontam que “[...] Os benefícios do texto literário nas aulas de língua podem ser divididos em duas dimensões, conforme os estudos de Sivasubramaniam (2004): a dimensão da linguagem e a dimensão social. Na dimensão da linguagem, aquisição de linguagem no aluno; desperta motivação, saída da rotina do livro didático; chama a atenção do aluno para outras culturas e, principalmente, mostra ao aluno novas formas de construção de sentido e construções linguísticas presentes nesse tipo de texto. Na dimensão social o autor afirma que a literatura aviva as emoções humanas, tornando o aluno mais sensível aos problemas do mundo, mais atento a outras realidades, e ainda aumenta o conhecimento de mundo do aluno” (LIMA, LAGO, 2013).
    Além desse apontamento, os autores da pesquisa dialogam com diversos autores que enfatizam os pontos positivos no uso de textos literários como ferramenta pedagógica nas aulas de LE. Em minha opinião os principais são: a possibilidade de explorar diversos aspectos, tais como contribuição no aprimoramento das habilidades linguísticas dos aprendizes e oferecer espaço para a discussão do conteúdo.

    ResponderExcluir
  4. I do defend the practice of teaching English through literary texts. The DCEs (2008, p. 67) state that in literary texts the reflections about ideology and construction of reality are part of the production of knowledge. Therefore, we must be aware of their importance and know how to present them to our students. The DCEs (2008, p. 67) suggest that English teachers can propose activities in a way to promote a text analysis and at the same time provide the students enough knowledge to understand literary texts as a social practice of a society in a certain sociocultural context. Besides, Lima e Lago (2013, p. 3) reinforce the role of literary texts being capable of turning students more critical and able to produce enunciates and establish meanings in different contexts. In conclusion, I would like to mention four main reasons which lead a language teacher to use literature in the classroom according to Collie and Slater (1990, p. 3 apud Hişmanoğlu, 2005, p. 2):
    1. Valuable authentic material
    2. Cultural enrichment
    3. Language enrichment
    4. Personal involvement
    Based on these four main reasons, as well as in the previous information I brought, there are many points that teaching literature can contribute positively to English classes and students learning.

    ResponderExcluir
  5. How would you explain Ferradas’s words on page 269?

    Qual o motivo para os professores se preocuparem com a literatura? Cita ainda algumas desvantagens como a dificuldade em aplicar a literatura na sala de aula, sendo que o texto literário é relacionado muitas vezes a um conceito cultural específico, pode exigir dos alunos um conhecimento que eles não tem. A citação termina com um argumento contrário ao início, pois deixa claro que apesar das dificuldades, a literatura faz valiosas contribuições para a aquisição da língua.
    A literatura é uma ferramenta maravilhosa e fazemos uso dela constantemente, acredito que devemos trabalhar a literatura em sala de aula, mas para que haja compreensão de todos os alunos, é preciso que o professor crie o ambiente, ou seja, discuta previamente com os alunos para que eles entendam sobre o que se trata o texto, conto, poema e até mesmo a música.
    O Gabriel comentou anteriormente sobre o impacto que o texto pode causar nos alunos e na receptividade deles, sobre o bom senso do professor ao escolher o material, concordo com ele, conhecendo bem o material e os alunos evita erros e ainda pode despertar o interesse deles por obras e autores e é claro pelo idioma.
    Existem diversas maneiras de trabalhar a literatura, uma das formas que prende a atenção é o uso de contos, músicas, poemas, filmes, livros, quadrinhos... São muitas opções e a sequência de atividades vai variar de acordo com cada turma.
    Sabemos que que nem todas as escolas possuem os recursos necessários que os professores precisam para trabalhar a literatura de forma completamente satisfatória, por isso acredito que o uso de contos ainda seja uma das melhores opções.
    Com toda certeza a literatura traz mais benefícios do que dificuldades.

    ResponderExcluir
  6. How would you explain Ferradas’s words on page 269?
    No inicio do trecho Ferradas aborda de que a literatura no ensino de uma língua estrangeira teria pouca aplicação já que a literatura precisa de um contexto cultural especifico mas ao final do trecho ele se contradiz e fala que apesar das desvantagens consideradas,a literatura poderia sim beneficiar o estudo de uma língua estrangeira,e eu concordo com o final do trecho pois já que é um estudo de uma língua estrangeira,ao meu ver,nós como professores precisamos mostrar aos alunos outras culturas e com a literatura isso é possível, então assim com a colega Karoline,eu concordo que a literatura traz mais benefícios do que dificuldades.

    ResponderExcluir
  7. What are the arguments in favor of teaching language through literature? In other words, according to the authors, what are the positive points about literature and teaching?

    Muitos autores defende o uso de textos literários no ensino da LE, uma vez que, além de promover a aquisição da linguagem, desperta a motivação nos alunos.
    Lazar (2004) Afirma que os textos literários possuem temas que fascinam e despertam a atenção dos alunos, já que eles se envolvem durante o processo da leitura, esse envolvimento facilita a assimilação dos enunciados pelos alunos e eles são convidados a expressar seu sentimentos e opiniões acerca da obra, treinando a fala na língua alvo. Brumfit e Carter (2000) vão de encontro com os argumentos de Lazar, afirmando que por ser um texto autentico, o texto literário oferece espaço para discussões, o que pode ser motivador para o aprendiz.
    Sivasubramaniam (2004) defende o uso do texto literário, por tornar a aula mais atraente, saindo da rotina do livro didático, e também por mostrar para os alunos outras culturas e formas de construção de sentido e construções linguísticas presentes no texto. Outro argumento importante é citado por Duff & Maley (2003), que defendem o uso da literatura como forma de enriquecer, não só o aluno, como também o professor, já que os textos elencam diferentes estilos e gêneros literários.
    Podemos concluir que uso da literatura em sala de aula de LE é extremamente eficaz, pois permite que o professor explore as quatro habilidades básicas da língua (falar, escrever, ler e entender) dentro do universo da literatura, estimulando os alunos para a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Ferradas (2009, p. 27) expõe alguns pontos que vão contra a ideia de usar literatura na sala de língua inglesa, mas posteriormente afirma que embora existam esses pontos que fazem ter esse receio do trabalho não dar certo, trabalhar com literatura na sala de aula de LE pode trazer muitos benefícios, de acordo com a seleção do professor para a turma. Assim como aprendemos e estudamos nossa língua materna e sua literatura, creio que seja interessante o aluno perceber os diferentes contextos e modos de produção literária de outra língua, para que seja cativado pelos detalhes como sonoridade, construções de sentido, vocabulário, enfim. Assim como nas aulas de português, o professor é essencial nesse processo, ajudando os alunos a enxergar as particularidades da língua, seus sons e figuras de linguagem,enfim, tudo o que o texto literário pode oferecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante seus apontamentos, Jonathan!
      Contudo, como já mencionei em meu comentário, o texto literário pode muitas vezes afugentar os alunos, pelo fato de conter um vocabulário mais complexo. Uma palavra em especial me chamou a atenção em seu comentário, CATIVANTE... Acredito que é exatamente o que o professor deve fazer com seus alunos: CATIVÁ-LOS, mostrando a eles como é interessante estudar literatura em LE. Esse ato de cativar pode ser de diferentes formas, mas uma que me agrada muito é trabalhar o texto literário de maneira lúdica, deixando de lado elementos gramaticais e traduções ao pé da letra.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. One of the questions I would ask is exactly this: Would you defend that practice or rebel against it? Why or why not?

    O uso de texto literários no ensino de LE é sim muito importante, pois a utilização destes textos além de enriquecer imensamente o vocabulário do aluno, segundo o texto lido ajuda a tornar os alunos mais crítico/reflexivo e aptos a construir enunciados na língua alvo, e também estabelecer significados em diferentes contextos. O uso da literatura estimula a percepção do aluno enquanto ser humano e como cidadão, ao abordar temas mais próximos a sua realidade.
    Segundo LAZAR, 2004 o uso do texto literário em sala de aula cria situações em que o aluno é convidado a expressar seus sentimentos e opiniões acerca da obra trabalhada, estimulando-o, assim, a produzir enunciados utilizando da língua alvo.
    Ajudando assim tornar o ensino/aprendizagem da LE mais eficaz, pois facilita a assimilação do conteúdo. O texto literário é muito rico, pois apresenta muito vocabulário, figuras de linguagem e essas características podem trazer valiosas contribuições para a aquisição da língua. Sendo assim quando o professor traz coisas novas para seus alunos e sai da rotina do livro didático ele desperta o interesse do aluno que muitas vezes já estava sem motivação, e quando interessado o aluno aprende mais e seu aprendizado é mais proveitoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de contribuir, lembrando de que os livros didáticos que estamos recebendo estão sendo elaborados com conteúdos mais atrativos e interessantes para o aluno, com imagens e perguntas, na página de abertura, seguidas de exercícios variados, incluindo pequenos textos relacionados aos temas. Textos de gêneros variados sobre temas relevantes para os alunos e a sociedade. Perguntas focalizando questões sociais, culturais e/ ou éticas relacionadas ao texto. Exercícios variados para sistematização e ampliação de vocabulário. Apresentação contextualizada dos tópicos gramaticais. Exercícios para inferência de regras gramaticais a partir da observação de exemplos de uso. Textos orais de diversos gêneros e de diferentes variantes linguísticas. , Atividades de compreensão de oral, de escuta e fala relacionada à pronúncia e à entonação, de produção oral e de produção escrita de gênero textual. Questões para discussão sobre temas abordados e suas relações com a realidade dos alunos e sua comunidade

      Excluir
  11. - What are the arguments in favor of teaching language through literature? In other words according to the authors, what are the positive points about literature and teaching?

    De acordo com os autores citados no artigo, há muitos pontos positivos no ensino/aprendizagem de línguas através da literatura. Segundo os autores, riquíssimo material para a exploração de aspectos linguísticos, o texto literário se configura, numa forma única e autêntica, como uma fonte inestimável de temas para discussão, de elementos histórico-culturais e de recursos para compreensão da humanidade. Ele tem um domínio social que enriquece os alunos enquanto seres humanos, os tornando mais críticos, mais conscientes do mundo e, assim, o ensino de línguas se torna mais significativo.
    Então, acredito que estudos e pesquisas como esta têm auxiliado autores de livros didáticos na produção de suas coleções, pois estão sendo planejadas pensando em contribuir para o desenvolvimento da formação do educando como indivíduo que utiliza a linguagem em diversas práticas sociais. Apresentam uma grande variedade de gêneros textuais e de temas de relevância social, além da valorização do uso da língua inglesa como instrumento de ampliação das possibilidades de acesso a diversas formas de pensar, sentir e agir no mundo. Portanto, o ensino da língua não acontece de forma isolada, mas é sempre é articulado com as demais disciplinas do currículo,

    ResponderExcluir
  12. What are the arguments in favor of teaching language through literature? In other words according to the authors, what are the positive points about literature and teaching?

    Os autores defendem o ensino da LE através dos textos literários pela infinita gama de possibilidades de exploração das habilidades de leitura, fala e escrita. Para tanto, elencam diversos pontos positivos nesse processo. Há de se considerar, neste cenário, principalmente , que a forma única e autêntica dos textos literários, com rico conteúdo, possibilitam uma exploração ímpar que desperta maior interesse e motivação dos alunos e favorece todo o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, os textos literários fogem do tradicional ensino da LE com o livro didático o que torna a aula mais atraente pela apresentação de diversos temas relevantes que ensejam discussões em sala de aula exercitando o sentido crítico dos alunos e também dos professores, enquanto permite a aprendizagem da LE através de construções linguísticas. O textos literários nas suas mais diversas formas devem ser vistos, portanto, como instrumento fundamental ao ensino de língua.

    ResponderExcluir
  13. What are the arguments in favor of teaching language through literature? In other words, according to the authors, what are the positive points about literature and teaching?

    Reforçando a fala dos autores, acho muito importante e necessário apresentar aos alunos textos de diferentes gêneros para que percebam as diferenças estruturais, para que sejam capazes de construir significados e opiniões. Quando trabalhamos com os gêneros textuais devemos explorar e também resgatar os conhecimentos culturais, discursivos dos alunos melhorando a formação do aluno na sua criticidade. Compreender que, ao interagir com o texto, existe a possibilidade de se deparar com as quatro habilidades: a leitura, a oralidade, a escrita e a compreensão auditiva, contribuindo para a formação do aluno, sendo que não se manifestam sozinhas, pelo contrário, são influenciadas umas pelas outras, daí a necessidade de se apresentar ao aluno textos mais atrativos e ricos em conteúdos. Um ponto positivo é de que o conhecimento e enriquecimento cultural pelo texto, o aluno terá afinidade com um mundo diferente do seu, com épocas e autores diferente , aceitando e conhecendo a importância de que existem culturas diferentes e aprofundando seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  14. Would you defend that practice or rebel against it? Why or why not?
    AND
    How would you explain Ferradas’s words on page 269?

    Primeiramente, assim como os autores do texto, sou a favor do ensino de LE estar relacionado ao de literatura, e compartilho da mesma justificativa presente no texto: “O uso da literatura estimula a percepção do aluno enquanto ser humano e como cidadão, ao abordar temas mais próximos a sua realidade.” (p. 269).
    Contudo, indo além do texto, que descreve a experiência do ensino com textos literários em um centro de idiomas de uma universidade, vejo que há um longo caminho a ser percorrido para que as ESCOLAS públicas de nosso país possam ter competência para tal prática. No que diz respeito a alunos de ensino fundamental e ensino médio, muitas vezes os textos literários em língua materna já os desagradam, pois os jovens e adolescente estão perdendo o interesse pela leitura. Fazer com que o aluno se interesse por um texto literário em LE não me parece ser tarefa fácil. Tal texto deve ser inserido aos poucos, e o professor sempre deve deixar claro que se trata de algo escrito não apenas em língua, mas também em cultura diferente.
    Outro fato que me intriga é a questão do vocabulário, pois geralmente os textos literários possuem uma linguagem mais complexa, exigindo do aluno maior dedicação para compreender, o que é ótimo, mas talvez possa assustar o aluno, que por não estar acostumado a explorar vocabulários mais elaborados passará a manter o seu conhecimento estagnado.
    Com relação às palavras de Ferrada na página 269, ela está nos transmitindo a ideia de que ensinar uma nova língua a partir de textos literários é uma maneira muita significativa, pois o discurso literário é completamente rico de significâncias, que vão além de uma nova cultura. Expressões, contexto de produção, figuras de linguagem... são um pouco do que os alunos podem conhecer estudando textos literários.
    Por fim, deixo a seguinte pergunta para meus colegas: Como você faria para que seus alunos adquirissem o gosto pela literatura em LE (deixando de lado, aqui, o ensino de gramática, ou seja, gostar de literatura pela LITERATURA)?

    ResponderExcluir

Comente sobre nossas atividades.
Mas lembre-se, cuidado com seu discurso.
Agradecemos sua visita!