domingo, 16 de novembro de 2014

Hi Dear Pibiders!! I hope everything  is ok with you?
Well,  espero, também,  que tenham gostado do texto (ABREU-TARDELLI, 2004)!
Como observaram na leitura, a autora discute o conceito de ‘gênero de texto’ e sua importância para o ensino de línguas, apresenta uma forma de viabilizar o ensino de leitura, oralidade e escrita na escola através de gêneros de texto e, por fim, sugere uma atividade de leitura com o gênero film review .

OK! Sendo assim, temos agora atividade a desenvolver com base nesse texto, que consiste em responder as seguintes questões:

      a)Qual é a importância de ensinar língua inglesa através de gêneros de texto?

      b) Como ensinar língua inglesa através de gêneros de texto?
      c)  Há lugar para aspectos culturais e diversidade no trabalho com gêneros textuais na sala de aula de Inglês?

Depois de ter lido as questões com atenção, escolha uma delas e poste um comentário sobre.

Em seguida, leia os comentários dos colegas, escolha um deles e faça uma segunda postagem comentando-o, de forma a contribuir para o entendimento da temática em questão.
Procedimentos para postagem:
-fazer o login no blog para ser um seguidor e poder interagir na página;
- escrever comentários de 150 a 300 palavras ( usar a ferramenta do Word para contar as palavras);
- responder ao comentário de um colega;
- fazer as postagens até o dia 18/11/2014.
-dúvidas, escrevam para o meu e-mail (didiedenardi@gmail.com), please!
See you soon!
Didiê


15 comentários:

  1. c) Há lugar para aspectos culturais e diversidade no trabalho com gêneros textuais na sala de aula de Inglês?

    Acredito que há sim, e há muitos aspectos culturais e diversidade quando se trabalha com gêneros textuais nas aulas de Inglês. Primeiramente, é uma aula de Inglês, sendo assim, já vai existir aspectos culturais diversificados, pois uma coisa é escrever determinados gêneros textuais na língua materna (e o aluno já carrega essa bagagem de gêneros textuais na sua língua), e é outra coisa totalmente diferente escrever alguns tipos de gêneros textuais em uma língua estrangeira, ainda mais o Inglês, que tem variantes tanto na sua escrita como na sua oralidade, pois também existe gêneros textuais que utilizam da fala. Uma segunda questão, que foi abordada no texto, e que deve ser ressaltada aqui é o conceito de gêneros textuais, onde Abreu-Tardelli diz que “gêneros de texto são formas mais ou menos estáveis de enunciados que possibilitam comunicação e ação no mundo.” O que Abreu-Tardelli quis dizer com essa sentença é que os gêneros não se mantem na mesma estrutura, do mesmo jeito para sempre, a autora nos diz que ira ocorrer mudanças de tempos em tempos, e que essas mudanças dependerão principalmente dos sujeitos e do momento sociohistórico da produção deste texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordando com a sua discussão, complemento-a segundo ABREU-TARDELLI em que a mesma apresenta que através do uso dos gêneros em sala, o mesmo se torna “[...] uma possível unidade de ensino, pois, ao ensinar gêneros, estamos trazendo, para dentro da escola, os diferentes gêneros que encontramos no mundo ou, mais especificamente, nas diferentes esferas sociais em que circulamos”. (ABREU-TARDELLI, 2007. p. 3). Assim sem sombra de dúvida, os gêneros possuem a característica de trazer para o ensino as variedades culturais, pois eles refletem a cultura em que foram produzidos, permitindo assim como a autora apresenta através dos gêneros (e dos textos autênticos) circularmos entre as diferentes esferas sociais e culturas a nossa volta.

      Excluir
  2. a) Qual é a importância de ensinar língua inglesa através de gêneros de texto?

    Abreu-Tardelli aponta, logo de início, que “o gênero possibilita comunicação e ação no mundo”, ou seja, mundo se faz através de ações contempladas nos mais diversos gêneros formados por uma infinita gama de textos.

    Portanto, ensinar gênero passa a ser essencial para formar sujeitos agentes que irão transformar o mundo e que serão também transformados por ele, deixando de ser apenas o ensino de como comunicar-se.

    É nesse sentido que a autora acredita que o ensino de gêneros de texto no contexto de ensino de inglês se torna essencial, quando o gênero é tido como ferramenta concreta e como unidade de ensino que auxilia na realização de uma ação no mundo.

    Desse forma, a autora assinala que “ensinar gêneros de textos para nossos alunos significa instrumentalizá-los com as ferramentas de que precisam para agir no mundo em que vivem”, construindo um aluno cidadão formado em contexto escolar. E ainda, se considerarmos os gêneros como “uma possível unidade de ensino, [...] estamos trazendo, para dentro da escola, os diferentes gêneros que encontramos no mundo ou, mais especificamente, nas diferentes esferas sociais em que circulamos.”

    Além disso, outro aspecto fundamental no ensino através de gêneros a ser destacado, é que ao se trabalhar com gêneros, estamos ensinando aspectos culturais da língua-alvo, pois os gêneros são produzidos por membros de um determinado contexto social, histórico e cultural, o que assume um papel de total relevância no ensino de língua inglesa.

    ResponderExcluir
  3. Como ensinar língua inglesa através de gêneros de texto?
    O texto ‘’Elaboração de sequências didáticas: ensino e aprendizagem de gêneros em língua Inglesa’’-(Lília Santos ABREU-TARDELLI ) traz a como forma de ensino de gêneros na língua inglesa a Sequência Didática, é um conjunto de atividades que veio para facilitar tanto o ensino dos gêneros quanto a aprendizagem. ‘’Para desenvolver a Sequência Didática devemos primeiramente escolher qual gênero desejamos ensinar’’.

    As atividades quando aplicadas por meio da Sequência Didática são esquematizadas de forma que os alunos consigam compreender o conteúdo e desenvolver as atividades, o texto sugere uma atividade de leitura com o gênero film review . As atividades contidas no texto são propostas de forma, a saber, o conhecimento do aluno sobre o assunto, antes de ler o texto. E isso é muito importante pois devemos sempre levar em consideração a bagagem de vocabulário, o conhecimento prévio que o aluno traz. Atividades de leitura (compreensão textual criteriosa) e de pós-leitura (reflexão sobre o conteúdo temático do texto) também são indicadas .

    Ao ensinar os gêneros textuais aos alunos, os estamos preparando com instrumentos que eles vão utilizar no dia-a-dia, para a comunicação etc. Se nossos alunos não aprenderem os gêneros textuais, eles irão encontrar dificuldades na comunicação. Como cita o texto lido, se os alunos quando adultos precisarem escrever uma carta de reclamação esperando uma ação de uma empresa, por exemplo, a carta só terá o efeito esperado se for bem escrita e argumentada.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. a)Qual é a importância de ensinar língua inglesa através de gêneros de texto?

    Ensinarmos gêneros de textos para nossos alunos é
    instrumentalizá-los com ferramentas de que precisam para
    agirem no mundo em que vivem. Muito se fala hoje em
    construção da cidadania; o ensino de gêneros é uma forma
    concreta de possibilitar a formação desse cidadão no contexto escolar.
    O seu uso no aprendizado de línguas vem como um direito do aluno exercer seu papel social. Ensinar generos textuais ajuda também na abordagem comunicativa, em como vão se portar no meio social.
    Pois toda escola seja publica ou particular tende ensinar a lingua inguesa para seus alunos.

    ResponderExcluir
  6. André Luiz Lunardelli Coiado18 de novembro de 2014 às 14:22

    a)Qual é a importância de ensinar língua inglesa através de gêneros de texto?

    É de extrema importância o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira no mundo atual em que nos encontramos; através de gêneros de texto que normalmente se encontram de fácil acesso em diferentes meios sociais, o professor se utilizarmos conceito de gênero como ferramenta (Schneuwly, 1994) tem como instrumento de trabalho algo rotineiro para que os alunos que tiveram um primeiro contato com tal, tenham um certo conceito antes da aplicação do ensino.

    Assim, escolhido o gênero de trabalho, o aluno poderá usufruir além do conceito que o professor deseja trabalhar, poderá utilizar o gênero em situações que um dia certamente estará presente em algum momento em sua vida.

    Em minha opinião, quanto mais gêneros trabalhados de formas dinâmicas, maior será eficaz o ensino-aprendizagem da língua estrangeira, pois o aluno se depara com situações reais encontradas na sociedade em que vive e assim ao concretizar seu conhecimento poderá contribuir em pró à sociedade,

    Concluindo, o ser se encontra em um meio social, ao utilizarmos os gêneros como ferramentas de trabalho, o aluno estará além de aprendendo sua língua estrangeira, também poderá utilizar esse conhecimento no meio social.

    ResponderExcluir
  7. Qual é a importância de ensinar língua inglesa através de gêneros de texto?
    Os gêneros de texto servem para auxiliar a aprendizagem através da comunicação. Os gêneros de texto atuam como método de ensino que busca formar sujeitos para agir perante as dificuldades encontradas, e transformar o mundo. Ou seja um aluno deve saber produzir uma carta e através de suas palavras consiga promover mudanças, utilizando seus argumentos e colocando-se no lugar de um leitor para que compreenda a ação de suas palavras.
    No ensino da língua inglesa podemos utilizar o conceito de gêneros de texto como uma ferramenta concreta que ajuda a produzir uma ação no mundo.
    Ensinar gêneros de texto significa instrumentalizar os alunos com ferramentas apropriadas para agir no mundo que vivem, além estarmos levando para a sala de aula formas especificadas de gêneros de texto que encontramos no meio social em que vivemos.
    As funções dos gêneros de texto é auxiliar no desenvolvimento das diferentes capacidades de linguagem (Dolz & Schneuwly, 1996; 1998)
    Produzindo textos de forma eficaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destaco um ponto de seu comentário, Patrícia, no que se refere ao fato de ser possível promovermos mudanças através da produção de um determinado gênero textual. Há tantos exemplos disso, não é mesmo? Nos gêneros ligados à publicidade, por exemplo, constatamos atualmente a força imperiosa da persuasão e da sedução influenciando as ações dos consumidores mais distraídos, menos informados ou, quem sabe, preocupados em impressionar, pelas mais variadas razões. Tenho a impressão de, que até mesmo quando estamos atentos ou quando nos informamos um pouco mais, ainda assim, somos bastante influenciados pelos apelos consumistas contidos (escondidos?) nos anúncios. É apenas uma evidência sobre a importância de aprofundarmos os conhecimentos críticos sobre os gêneros textuais na escola e fora dela.

      Excluir
  8. b) Como ensinar língua inglesa através de gêneros de texto?

    No texto de (ABREU-TARDELLI, 2004) podemos entender que, para o ensino através de gênero textual ter êxito, é necessária a elaboração de sequências didáticas, e, além disso, a busca em outras fontes sobre o gênero escolhido é muito importante, pois possibilita o professor a interagir com o contexto do aluno, usando diversos exemplos de atividades e, também, estudar mais a fundo os aspectos do gênero. Como a autora diz: “(...) devemos pesquisar exemplos do gênero em diferentes fontes, para que possamos analisar seu contexto de produção, sua organização textual e seus aspectos lingüístico-discursivos”.
    Achei de tamanha importância os três pontos citados no texto, em especial, o contexto de produção, dado que, trabalhar através de gêneros textuais, viabiliza a comunicação, seja ela oral ou escrita, formal ou informal. Então, estudar o gênero que será trabalhado evitará que o aluno se sinta limitado a apenas uma forma de aprendizagem, uma forma de se comunicar. Vale ressaltar que, segundo a autora, entender para quem estamos escrevendo, quando, com qual objetivo, é indispensável na organização textual, e partindo disso, nos aspectos linguístico-discursivos, que devem ser escolhidos de acordo com o contexto.

    ResponderExcluir
  9. c) Há lugar para aspectos culturais e diversidade no trabalho com gêneros textuais na sala de aula de Inglês?

    Segundo Abreu-Tardelli (2007) em seu texto “Elaboração de sequências didáticas: ensino e aprendizagem de gêneros em língua inglesa” pode-se afirmar que existe sim lugar para aspectos culturais e diversidades no trabalho com gêneros textuais, pois ao trabalharmos com determinado gênero estaremos trabalhando aspectos culturais da língua-alvo, afinal esses gêneros são produzidos por membros de um determinado contexto social, histórico e cultural.
    Assim, “a organização de um texto e as escolhas lexicais estão diretamente ligadas ao contexto de produção do gênero em questão e, consequentemente, às características culturais desse contexto”. (ABREU-TARDELLI, 2007. Pg. 09).
    Então, ao trabalharmos com diferentes gêneros textuais poderemos abranger a diversidade sociais, psíquicas, culturais, políticas, cognitivas, linguísticas e até mesmo econômicas do meio em que o aluno encontra-se inserido.
    Pode-se concluir que além de sua carga sócio cultural, historicamente construída, os gêneros textuais servem como ferramenta essencial na socialização do aluno afim de que ele reconheça as diferenças culturais, e que assim passe a respeitar as diversidades, uma vez que a toda a sociedade é pluricultura.

    ResponderExcluir
  10. Há lugar para aspectos culturais e diversidade no trabalho com gêneros textuais na sala de aula de Inglês?
    Observando a organização dos conteúdos propostos para o ensino de língua inglesa em sala a resposta seria sim, porém sabemos que essa questão deve levar em conta os encaminhamentos pedagógicos-metodológicos adotados pelo professor para a realização dos conteúdos e sequencias didáticas propostos. A respeito do ensino de gênero e sua abordagem de aspectos culturais e diversidade ABREU-TARDELLI (2007. p. 3) apresenta a seguinte fala “ensinar gênero não é apenas ensinar a se comunicar, mas também e principalmente, formar sujeitos agentes do mundo e no mundo, agentes que irão transformar o mundo e que serão também transformados por ele”. Tendo em vista esse propósito do ensino, os gêneros textuais conforme a autora apresenta será a ferramenta de ação e compreensão do mundo pelo aluno.
    De tal forma o professor deve buscar inserir juntamente ao ensino da língua os aspectos ligados a troca de experiências, como por exemplo oportunizando um espaço para contextualização e socialização sobre a temática entre os alunos de forma que o estudo do gênero não se limite ao gênero proposto, mas que o aluno reflita sobre o mundo, as relações que se efetivam. Através desta proposta será evidente as características ligadas a cultura e diversidade, devido ao conhecimento prévio que os alunos se utilizarão para discutir a temática.
    Assim sendo, são vários os encaminhamentos possíveis para que o aluno possa entender seu papel para além de um leitor de textos ou gêneros, mas leitor do mundo a sua volta e utilizando os gêneros apresente-se como um sujeito agente de sua realidade e mundo.

    ResponderExcluir
  11. Pergunta c): Há lugar para aspectos culturais e diversidade no trabalho com gêneros textuais na sala de aula de Inglês?

    O lugar para tais aspectos no trabalho com gêneros textuais é garantido, na verdade, esse lugar é o próprio ponto de partida, ou seja, os gêneros são produzidos justamente em função das necessidades culturais das esferas sociais. Apresentam, portanto, aspectos de determinada cultura em um dado momento, conforme o objetivo que buscam atingir, conforme a ação que pretendem provocar no mundo. Nas palavras de Lígia Santos Abreu-Tardelli, extraídas do texto que estamos debatendo, um “aspecto importante de que devemos estar cientes é que, ao se trabalhar com gêneros, estamos ensinando aspectos culturais da língua-alvo, pois os gêneros são produzidos por membros de um determinado contexto social, histórico e cultural. Assim, a organização de um texto e as escolhas lexicais estão diretamente ligadas ao contexto de produção do gênero em questão e, consequentemente, às características culturais desse contexto”.

    ResponderExcluir
  12. Também me parece muito interessante o alerta de Abreu-Tardelli sobre a necessidade de entender bem o Modelo do Gênero. Assim, analisar o modelo de um dado gênero (através de vários exemplos, é claro) ajuda bastante na tarefa de elaborar um sequencia didática.

    ResponderExcluir
  13. a)Qual é a importância de ensinar língua inglesa através de gêneros de texto?

    O conhecimento de outra língua, além da língua materna, possibilita um conhecimento de diversas culturas e contextos. Ainda mais se tratando de diferentes gêneros textuais. É essencial para todo cidadão saber para quem, por que, como escrever uma carta, um aviso, enfim, seja qual gênero for. Transmitir conhecimento sobre diversos gêneros de texto aos alunos é algo de extrema valia. Eles vão levar o que aprendem para casa e para a vida, são coisas que terão grande utilidade em todos os momentos. Mas o aluno precisa estar consciente do papel de determinado gênero. Por exemplo, uma crítica a um produto comprado pela internet. O aluno deve estar ciente que, se sua reclamação for abusivamente agressiva, não será levada muito em consideração como se fosse feita de modo transparente, educado e apontando os erros e motivos pelos quais reprovou o produto. É empolgante pensar em ensinar gêneros textuais na sala de aula, pois será uma ferramenta muito útil para os alunos. Abreu-Tardelli deixa claro que o professor precisa se envolver na pesquisa dos gêneros para passar aos alunos da forma mais clara possível como deve ser feito, lido, interpretado determinado texto em determinado contexto.

    ResponderExcluir

Comente sobre nossas atividades.
Mas lembre-se, cuidado com seu discurso.
Agradecemos sua visita!