sábado, 10 de dezembro de 2016

Sugestão de ativididade: Redemption Song, de Bob Marley e Thanksgiving - PIBID Colégio Estadual Carmela Bortot




ASSUNTO: Música Redemption Song, de Bob Marley e Thanksgiving

CONTEÚDO: 
Vocabulário: Estilos musicais, Mental slavery, Thanksgiving 
Gramática: Uso do “can” (habilidade e permissão)

OBJETIVOS: Promover, através de aulas dinâmicas, a aquisição de habilidade linguísticas e comunicativas Inserir elementos culturais e outros conhecimentos de mundo através do ensino da língua Unificar habilidades artísticas ao conhecimento pragmático da língua.

PROCEDIMENTOS E CRONOGRAMA: 

AULA 01: Apresentar brevemente os objetivos da aulas; Apresentação individual, informando nome, idade, preferência de estilo musical e banda/cantor favorito; Discutir com os estudantes sobre seus gostos musicais, bandas e cantores favoritos, e a partir disso, chegarmos a algum entendimento dos conceitos de identidade; Performance acústica da música Redemption Song, realização de atividades relacionadas a música e tradução oral através dos conhecimentos prévios e inferências dos alunos da letra; Levar o vídeo da música Redemption Song, gravada pelo projeto Playing for Change: Veja aqui. Discutir sobre questões relativas à ideia de Mental Slavery, como ela se manifesta e quais são as formas que temos de nos libertarmos dessa escravidão mental; Trabalhar o vocabulário introduzido nas letras das canções e na sequência solicitar um pequeno comentário escrito sobre o que é escravidão mental. 

AULA 02: Warm up através do levantamento de questões sobre os conhecimentos que os alunos possuem sobre o Dia de Ação de Graças americano; Apresentação de slides sobre os elementos que constituem essa data comemorativa; Reprodução do episódio que trata do Thanksgiving, da primeira temporada da série The Middle; Debate sobre a relação dos elementos abordados nos slides com o episódio; Levar os alunos a responder às questões de compreensão do episódio apresentado.

MEIOS AUXILIARES: Projetor, folhas xerografadas, violão, notebook, amplificador de som, quadro e pincéis.

A atividade acima é uma proposta elaborada pela pibider Milena Francio. 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Movies and Places - PIBID Colégio Estadual Carmela Bortot

Durante os meses de setembro, outubro e novembro, foram desenvolvidas pequenas atividades em relação ao conteúdo “Movies” e “Places”, com o 7º ano A, do Colégio Carmela Bortot.

Nestas atividades, os alunos do 7º ano A, puderam relacionar o conteúdo explicado pela professora, nas aplicações de atividades como as que serão apresentadas a seguir:

Movies

                                           










Places







Halloween - PIBID Colégio Estadual Agostinho Pereira


Mural sobre o Hallowen elaborado pelos alunos do PIBID no Colégio Estadual Agostinho Pereira

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Halloween - PIBID Colégio La Salle

O dia do Halloween foi uma atividade desenvolvida e promovida por todos os Pibiders com o objetivo de mostrar aos alunos um pouco mais sobre a cultura Americana além de produzir uma atividade diferenciada.


sábado, 2 de abril de 2016

A oficina de Comic Strips foi criada visando primeiramente atentar para a amplitude e possibilidades que surgem a partir do ensino-aprendizagem de sequências didáticas na escola pública para o ensino de Língua Estrangeira-Lingua Inglesa. Para o desenvolvimento desta oficina foi organizada uma sequência didática do gênero história em quadrinhos, pois o gênero possui uma estrutura e tipologia que aborda e representa vários aspectos lúdicos e visuais, os quais permitem ensinar os mais variados assuntos de maneira interessante e descontraída. 
 
O tema Healthy Food, abordado pela história em quadrinhos busca trazer para o contexto de sala de aula a discussão sobre um dos assuntos e situações preocupantes que têm se observado no Brasil e no mundo atualmente que é o aumento do número de pessoas acima do peso e avanço dos quadros de obesidade. Pois como foi constatado pelo último levantamento do Ministério da Saúde cerca de 51% da população brasileira encontra-se acima do peso ideal, enquanto que em 2006 esse percentual era de 43%, observando-se assim um crescimento significativo entre as datas apresentadas. 
 
Partindo deste tema, a sequência didática analisada foi planejada como um recurso de ensino complementar (oficinas). Essa proposta foi desenvolvida por dois professores do PIBID(Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) para a aplicação no colégio estadual Professor Agostinho Pereira na cidade de Pato Branco. Esta sequência foi desenvolvida com alunos cursando o primeiro ano do ensino médio buscando em um primeiro momento a discussão da temática levando-os a reflexão sobre suas práticas diárias e hábitos alimentares, sendo então posteriormente desenvolvido o estudo do gênero, retomando e fortalecendo a relação dos alunos com a Língua Inglesa e a estrutura gramático-lexical.
 
One of the activities done with the students, it was about creating a dialogue that made sense with the drawings and the characters expressions.
 
First production of the student Gustavo.
 
First production of the student Vanessa.

Mural with students' final productions.