segunda-feira, 4 de abril de 2016

Halloween - PIBID Colégio La Salle

O dia do Halloween foi uma atividade desenvolvida e promovida por todos os Pibiders com o objetivo de mostrar aos alunos um pouco mais sobre a cultura Americana além de produzir uma atividade diferenciada.


sábado, 2 de abril de 2016

A oficina de Comic Strips foi criada visando primeiramente atentar para a amplitude e possibilidades que surgem a partir do ensino-aprendizagem de sequências didáticas na escola pública para o ensino de Língua Estrangeira-Lingua Inglesa. Para o desenvolvimento desta oficina foi organizada uma sequência didática do gênero história em quadrinhos, pois o gênero possui uma estrutura e tipologia que aborda e representa vários aspectos lúdicos e visuais, os quais permitem ensinar os mais variados assuntos de maneira interessante e descontraída. 
 
O tema Healthy Food, abordado pela história em quadrinhos busca trazer para o contexto de sala de aula a discussão sobre um dos assuntos e situações preocupantes que têm se observado no Brasil e no mundo atualmente que é o aumento do número de pessoas acima do peso e avanço dos quadros de obesidade. Pois como foi constatado pelo último levantamento do Ministério da Saúde cerca de 51% da população brasileira encontra-se acima do peso ideal, enquanto que em 2006 esse percentual era de 43%, observando-se assim um crescimento significativo entre as datas apresentadas. 
 
Partindo deste tema, a sequência didática analisada foi planejada como um recurso de ensino complementar (oficinas). Essa proposta foi desenvolvida por dois professores do PIBID(Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) para a aplicação no colégio estadual Professor Agostinho Pereira na cidade de Pato Branco. Esta sequência foi desenvolvida com alunos cursando o primeiro ano do ensino médio buscando em um primeiro momento a discussão da temática levando-os a reflexão sobre suas práticas diárias e hábitos alimentares, sendo então posteriormente desenvolvido o estudo do gênero, retomando e fortalecendo a relação dos alunos com a Língua Inglesa e a estrutura gramático-lexical.
 
One of the activities done with the students, it was about creating a dialogue that made sense with the drawings and the characters expressions.
 
First production of the student Gustavo.
 
First production of the student Vanessa.

Mural with students' final productions. 

 

Casa Familiar Rural de Pato Branco

“A mesa das frutas” é uma maneira prática de relembrar o nome das frutas e dos legumes em inglês. Ela foi desenvolvida com o objetivo de treinar e aperfeiçoar o vocabulário sobre frutas e legumes com os alunos do 1° e 2° do ensino médio na Casa Familiar Rural de Pato Branco. Os alunos gostaram muito pois podiam trabalhar em equipes e um ajudava o outro, a atividade foi trabalhada durante duas aulas. Sendo que em uma trabalhamos com o jogo e na outra com a escrita e a pronúncia das palavras.



 

 

 

 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

II Encontro do PIBID - UTFPR


Nos dias 16 e 17 de outubro nossos Pibiders participaram do "II encontro do PIBID na UTFPR Campus Curitiba".
 
Durante esses dias foram desenvolvidas várias atividades, desde Palestras e Minicursos até apresentações de pôsteres dos trabalhos desenvolvidos nas escola em que cada Pibider realiza suas atividades.



segunda-feira, 2 de março de 2015

Hello Pibiders!!

This time we will read the article “The Intercultural Approach to EFL Teaching and Learning” by Zofia Chlopek. In this text, she demonstrates the importance of cultural issues in English as a Foreign Language (EFL), as well as gives some examples of activities to cross-cultures.

During the introduction, Chlopek (2008, p.10) asserts that “communication that lacks appropriate cultural content often results in humorous incidents, or worse, is the source of serious miscommunication and misunderstanding”. Have you ever faced any situations like those (humorous incidents or miscommunication and misunderstanding)? Could you tell us what happened and why did it happen?

Now, here are some questions about the text. Please, choose one of them to answer. Then, interact with your friends’ answers making comments.

1) The author makes a distinction between big-C culture and small-c culture. In your own words, differ these kinds of culture and give one example for each one.

2) What is the intercultural approach? Why is this approach necessary in the teaching and learning a foreign language?

3) Characterize the general stages to implement the intercultural approach in an EFL classroom.

4) What are the possible problems that should be considered and the ways to deal with them when implementing the Intercultural Approach? Do you agree with these problems and ways? Are there any other problems and ways to deal with?

5) After reading the article and the examples of activities suggested by Zofia Chlopek, give an example of activity in the Intercultural Approach. Don´t forget: there are three general stages.


I hope you enjoyed the reading.
See you
XOXO

Marina