sexta-feira, 13 de junho de 2014

Tarefa do Recesso

Olá queridos PIBIDERS,

Aqui vão algumas orientações sobre as atividades do PIBID no recesso, para toda a equipe, dos 4 colégios!

Tanto minha equipe quanto a de Didiê receberam materiais para estudarem sobre Reading, certo? A ideia é que possamos discutir nossa compreensão sobre Reading no blog.

Vocês deverão ler todo o material que receberam sobre este tópico. Eu disse todo! (aí vai uma alteração para minha equipe, que inicialmente iria ler apenas algumas partes do material, então: PIBIDERS da Taisa, leiam todo o capítulo que receberam sobre Reading).

Então, no dia 09 de julho, quarta-feira, eu irei fazer uma postagem em nosso blog http://pibiderspb.blogspot.com.br/ para iniciar uma discussão sobre o tema "Reading".

Todos os participantes do projeto deverão entrar no blog e:
- postar um comentário respondendo a proposta de atividade que eu irei apresentar (em geral, perguntas para discussão sobre o tema estudado);
- postar um comentário como "reação" à postagem de algum colega.
Ou seja, sua participação nesta tarefa é composta por duas interações: 1) comentário à tarefa proposta por mim; 2) comentário como reação à resposta de algum colega.
- a participação nesta atividade deve ser feita entre os dias 9 e 13 de julho. Isto é, quem não fizer as postagens nesse período, estará com pendência de atividades.

Para tanto, estou enviando um convite por email para todos os membros do projeto, para que participem do blog. Portanto, fiquem atentos aos seus emails e aceitem o convite,  apenas assim todos conseguirão interagir pelo blog. Assim todos nós precisamos fazer o login no blog, para ser um seguidor e conseguir interagir nesta página. Certo? Caso não recebam o convite, me avisem por email!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Início do projeto em 2014:

No dia 18 de março foi apresentado em reunião o novo Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Língua Inglesa do curso de Licenciatura em Letras da UTFPR – Pato Branco. Na data apresentaram-se as duas professoras coordenadoras do projeto, sendo elas, Taisa Pinetti Passoni e Didiê Ana Ceni Denardi.
           O  projeto amplia  sua atuação em 2014: o número de bolsistas aumentou em relação à edição anterior,  de 10 para  24 alunos da licenciatura,  de 1 para 4 professores supervisores rede estadual, de 1 para 2 coordenadores institucionais da UTFPR. Desse modo, o  subprojeto de inglês passa a atender 4 escolas. Em relação às vagas destinadas aos discentes da licenciatura em Letras Inglês, ainda existem sete a serem preenchidas, conforme edital abertoaté 28/03.
            Foram discutidos na reunião assuntos como, o número de alunos que serão coordenadas por cada professora, foi orientada a leitura, em duplas, dos capítulos do livro Experiências de formação de professores de línguas e o pibid: contornos, cores e matizes. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013, .Elaine Mateus; Michele Salles El Kadri; Kleber Aparecido da Silva. (Org.) e, também as possíveis escolas nas quais o projeto atuará no município de Pato Branco durante seu período de execução.

           Os alunos estavam contentes e realizados e, segundo o depoimento da bolsista Isabella Todeschini “O PIBID possibilita grande aprendizado para alunos de graduação que atuarão na área, pois o aluno bolsista pode ter acesso à realidade do ensino público e também pode analisar a teoria ensinada nas aulas do curso com as práticas executadas pelas professoras na sala de aula nos diferentes anos de ensino”.
          Algumas fotos da primeira reunião do projeto de 2014, feita na UTFPR:






domingo, 18 de agosto de 2013

Início das atividades no Colégio Estadual de Pato Branco

Desde o inicio do mês de junho de 2013, a equipe do Subprojeto PIBID: Docência em Inglês do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da UTFPR – Câmpus Pato Branco está realizando suas atividades no Colégio Estadual de Pato Branco – PREMEN.

Agradecemos à Diretora Luiza Setti, à Vice-Diretora Jacimara Aver, à Coordenação, professores e Professora Regente Celia Regina Viganó, bem como a toda equipe pedagógica e administrativa do Colégio Estadual de Pato Branco pela acolhida e confiança depositada em nossa equipe! 

terça-feira, 4 de junho de 2013

Agradecimento à Escola Estadual Carmela Bortot

Depois de quase dois anos de trabalho, dedicação e parceria com a Escola Estadual Carmela Bortot, o Subprojeto PIBID: Docência em Inglês do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da UTFPR – Câmpus Pato Branco, encerrou, na última semana de maio, suas atividades na escola.

A Coordenadora do Subprojeto, Professora Didiê Ana Ceni Denardi, avalia que as atividades desenvolvidas pelos  Pibiders  na Escola Carmela Bortot puderam contribuir para a melhoria da aprendizagem de Língua Inglesa dos alunos de 6º a 9º. anos de Ensino Fundamental, uma vez que foi possível acompanhar e orientar diretamente os alunos com dificuldades na sala de aula e no contra-turno, bem como promover o reconhecimento da função social da linguagem através de  atividades diversificadas e dinâmicas com textos autênticos em Inglês nas oficinas do contra-turno. 

Para os  Pibiders,  a oportunidade de atuar na escola possibilitou o amadurecimento na formação, conhecimento, comprometimento e motivação para a docência em Inglês. 

Agradecemos à Diretora Rosangela Leonardi, à Coordenadora Pedagógica Dionis Terezinha Sobieray, às Professoras Supervisoras Cristiana Dlugoz, Marli Germano Librelato e Leoci Boggio e a toda equipe pedagógica e administrativa da Escola Estadual Carmela Bortot pela acolhida, orientação e atenção prestada aos Pibiders!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

IV CLAFPL

De 27 de fevereiro a 01 de março de 2013, aconteceu o IV CLAFPL (CONGRESSO LATINO AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS), na Universidade de Brasília(UNB), em Brasília/DF.
A Coordenadora do PIBID - Subprojeto Inglês, da UTFPR - Câmpus Pato Branco, Profª Drª Didiê Ana Ceni Denardi, juntamente com a acadêmica e bolsista do PIBID, Juliane Corrêa de Siqueira, participaram do evento, com apresentação dos trabalhos desenvolvidos no PIBID, nas modalidades pôster (Juliane) e simpósio (Didiê) .